Estudando o perfil de Guilherme!

Dissimulação .......

Popularmente o dissimulado é uma pessoa, que propositalmente procura encobrir os seus sentimentos, ou até atitudes, pois tem algum interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação.

Certamente todos nós, temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter, que julgam os caracteres das outras pessoas, pelas deformidades do seu pensar, e não é raro, estas pessoas se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas..

Dissimulada ?

Desde tenra idade tropeçamos naquela criatura de sorriso rasgado e de palavras sempre amorosas que, à primeira vista, parece absolutamente inofensiva.

Após um estudo mais atento, chegamos à conclusão que se assemelha ao camaleão, muda de cor consoante as circunstâncias e que, deve ser ainda da família da Cascavel (a serpente!).

O seu modo de atuação é deveras interessante. Escolhe a presa. Depois aproxima-se de mansinho e tece muitos elogios. Desarmada e vulnerável (a presa), fica à mercê de tão encantadora criatura que explora todos os seus pontos fracos.
“Topo-a à distância”, dirão vocês. Não creio. Com o tempo, esta criatura refina- se e fica mais apurada, como o vinho do Porto.

Quando (e se) é descoberta, desaparece sem deixar rasto e vai pregar para outra freguesia. Quem nunca foi “mordido” por uma, que levante o dedo! (Os meus tenho-os sobre o teclado…)
oblíquo , não perpendicular inclinado, torto, vesgo, dissimulado, astuto fariseu hipócrita, falso, fingido zainocastanho-escuro, falso, furtivo oculto, escondido, disfarçado, acobertado indireto sinuoso, tortuoso, oblíquo, mediato, disfarçado, afetado pedante, pernóstico, falso, artificial, fingido mentiroso embusteiro, farsante, enganador, aparente, fingido, artificial fingido, falso, postiço.

As definições usadas aquí são de explicação de Arthur Schopenhauer, em seus diversos livros , e de outros autores, menos conhecidos.

Personalidade é a VONTADE dissimulada pela RAZÃO. Ela é modificada diariamente!
E é modificada exatamente pelo fato de os seres humanos estarem sempre querendo tirar algum tipo de vantagem de outro ser humano.

Assim, quando um ser humano quiser algum tipo de benefício de outro vai tender a parecer o mais possível amigo daquela pessoa . Assim , quando ver a pessoa, vai tender a falar:

- " Meu querido amigo, andei pensando em você o tempo todo que não nos víamos - como está você ? Espero que esteja bem ! ".


Bem lá no fundo, mais tarde, ele vai pedir algum tipo de favorecimento qualquer, mas ele usa de uma máscara (personna) para que a outra pessoa não saiba de sua real intenção. O ser humano é assim - falso por natureza ! Assim, uma pessoa vai dar um sorriso para você e quando você se aproximar, ela vai te dar uma facada e te atraiçoar bem pelas costas.

PERSONALIDADE - é a Vontade dissimulada pela razão - a palavra personna é a máscara usada em teatros . Diferente dos animais. Se um cãozinho te ranger os dentes é melhor você não se aproximar. Se ele te abanar o rabinho, fique à vontade !
O ser humano muitas vezes te sorri e frequentemente " te morde "! Cuidado!

E como a VONTADE da pessoa varia diariamente, a PERSONALIDADE da pessoa tem também variação diária, até a sua morte . Ela não está formada, como se diz aos 18 anos de idade. Ela modifica sempre, até o fim da vida. Não confundir personalidade com caráter, que é imutável e característica da pessoa, indiferente das mudanças do meio ambiente.

Não confundir também personalidade com PERSONALIDADE MANA - título que deve-se fugir de ostentar, por mais importante que você se ache ou que realmente seja.

PERSONALIDADE MANA significa DEUS. Você vai encontrar no GOOGLE como sendo grande chefe ( evitaram o termo técnico que é meio forte para ser usado - DEUS ) - em verdade , personalidade - mana significa DEUS.

Carcterística especial minha e de muito poucas outras pessoas em todo o mundo, você mai achar personalidade zero em minha pessoa. Sou extremamente translúcido. As pessoas conseguem ver a minha vontade pelo fato de eu não usar máscara . Porisso não vou tender a trair ninguém. Quando não gosto de uma pessoa, a pessoa tem certeza disso!

Tente não se frustrar com a conduta das pessoas, que são falsas e não confiáveis por definição de personalidade. A desconfiança deve ser normal ao ser humano, beirando realmente em fato a ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE !

Só se deve confiar em uma pessoa se formos ignorantes no assunto e não pudermos discutir nada a respeito. Aliás é o que todos procuramos em um relacionamento - confiança - todo o que vier em seguida é secundário.

Pessoa dissimulada são os falsos inocentes. Aqueles que se fazem de bobos para se dar bem com os outros.
Os dissimulados não tem (porque escondem) opinião própria, são pouco corajosos (pra não dizer covardes) e adoram se dar bem em qualquer situação.

Entre muitas características maquiavélicas , concorda com tudo e nunca mostra o que realmente pensa. São doentes, as chamadas sociopatas, e não medem esforços para conseguir seus desejos.

Ainda que prejudiquem alguém, não sentem remorsos e usam a dissimulação como um meio.

Já o tipo comum é mais inofensivo e não chega a ser uma doença. Na verdade, a pessoa dissimulada não tem coragem de assumir para os outros aquilo que ela realmente é.
É a famosa em cima do muro. Ela tem muita necessidade de agradar a todo mundo.
Chega uma hora que a pessoa se confunde a respeito daquilo que pensa e vive num mundo de fantasias. Perde seu referencial de personalidade.

Medo
O maior medo desse tipo é a desaprovação. “Para ficar bem com os outros, ela se anula. Trata-se de uma personalidade frágil, que tem muita dificuldade em aceitar críticas”.

Porém, a especialista diz que mesmo alguém que se mostre conivente o tempo todo pode ser prejudicial. “Por exemplo, se ela fizer fofoca, não mostra o que pensa, pode criar uma situação desagradável”.
É muito difícil reconhecer esses tipos, seja de um sociopata seja de uma pessoa falsa. “Eles são inteligentes”.

Como agir com o dissimulado

A pessoa está ao seu lado todos os dias. Vocês riem juntos, conversam, trocam confidências, choram, enfim... bons camaradas. De uma hora para outra, o castelo desaba. Um segredo é violado e um disse-me-disse toma conta do ambiente. A traição é descoberta. A "cobra" ao lado não era seu amigo(a). Como evitar a decepção?

"Reconhecer de primeira mão uma pessoa de comportamento dissimulado não é fácil. Geralmente, vamos percebendo que alguma coisa não está certa, que tem algo que não se encaixa".

A impressão inicial é de um ser humano cheio de boas intenções, sem problemas e sedutor.

Observado mais a fundo, nota-se que premedita seus atos, nenhum esforço considera demais para atingir seus objetivos, é manipulador e não admite os próprios erros. Apesar do efeito devastador que causa sobre as vítimas, a pessoa dissimulada é carente e cheia de inseguranças.

"Tem dificuldades de estabelecer laços verdadeiros"

Doença

Os profissionais define a dissimulação como uma doença de comportamento que, como tal, pode variar de um leve transtorno a uma grave psicopatia. "Apesar de ter consciência da sua dissimulação, seus disfarces, suas dificuldades de experiências afetivas verdadeiras, seu calculismo, a pessoa dissimulada não sabe porque faz assim. Simplesmente está atada a esse maniqueísta (entre o Deus e o Diabo, o bem e o mal) modo de existir", Para a doença, há tratamento. se alguém da sua intimidade mantém esse comportamento, a maneira mais eficaz de ajudar é a sensibilizar para a necessidade de buscar ajuda técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I am look like Beyonce

Falta de carinho