O homem depende do seu pensamento

Ciência comprova a existência dos elos espirituais

Agora também a ciência está detectando aquilo que os espiritualistas já conhecem bem: a influência dos elos espirituais na vida das pessoas.

por Ana Cristina Stabelito – em 10 de dezembro de 2008

Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal aponta que a felicidade de uma pessoa não é só uma escolha ou experiência individual: ela está ligada “à felicidade dos indivíduos aos quais a pessoa está conectada, direta ou indiretamente”.

Meishu-Sama orienta que “até agora, pouco se tem falado sobre elo espiritual, porque ainda se desconhece a sua importância. Entretando, embora os elos espirituais sejam invisíveis e mais rarefeitos que a atmosfera, através deles todos os seres são influenciados consideravelmente. No homem, eles tornam-se o veículo transmissor da causa da felicidade e da infelicidade.”
Baseados em análises estatísticas, os pesquisadores Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia, mediram como as redes sociais estão relacionadas com a sensação de felicidade de uma pessoa. Segundo dados do estudo, a felicidade de uma pessoa pode “contagiar” aqueles com quem ela se relaciona. “Mudanças na felicidade individual podem se propagar em ondas de felicidade pela rede social e gerar grupos de felicidade e infelicidade”, atesta o estudo.
E mais: não são apenas os laços sociais mais imediatos que têm impacto nestes níveis de felicidade. O sentimento consegue atingir até três graus de separação (amigos de amigos de amigos). “Pessoas que estão cercadas de pessoas felizes e aqueles que são centrais nessas redes de relações têm mais tendência a serem felizes no futuro”. A pesquisa aponta que estes grupos de “felicidade” resultam da disseminação desse sentimento. Não são apenas resultado de uma tendência dos indivíduos se associarem a outros com características similares.
Meishu-Sama orienta que o corpo espiritual irradia incessantemente uma espécie de ondas de luz. É como se fosse a veste do corpo espiritual. Daí a denominação “aura”. Nas pessoas saudáveis, ela é larga. Segundo ele, essa largura é ainda maior nos virtuosos, cujas ondas de luz também são mais fortes. Entretanto, a largura da aura não é fixa; “varia constantemente, de acordo com os pensamentos e atos da pessoa. Quanto mais larga ela for, mais feliz será a pessoa. Os que têm aura larga são mais calorosos, causam boa impressão e atraem muitas pessoas, porque as envolvem com sua aura.”
Em diversos momentos, os entrevistados foram convidados a responder se concordavam ou não de quatro afirmações: “Sinto-me esperançoso em relação ao futuro”; “Eu fui feliz”; “Eu aproveitei a vida” e “Eu me senti tão bem como as outras pessoas”. Para chegar ao conceito de “felicidade” usado na pesquisa, Christakis e Fowler levaram em conta a resposta afirmativa às quatro sentenças. Segundo o professor Andrew Steptoe, especialista em psicologia da University College of London, "faz sentido intuitivamente que a felicidade das pessoas à nossa volta tenham impacto em nossa própria felicidade". "O que é um pouco mais surpreendente é que essa felicidade parta não apenas daqueles muito próximos a você, mas também de pessoas um pouco mais distantes." Segundo ele, a pesquisa também pode ter implicações em políticas de saúde pública. "A felicidade parece estar associada a efeitos protetores à saúde. (...) Se ela realmente for transmitida por conexões sociais, poderia, indiretamente, contribuir para a transmissão social de saúde", explicou ele.
A própria ciência já revela a importância do sonen de cada um, e de sua influência sobre as pessoas com quem tem elo espiritual. Meishu-Sama orienta: “Já lhes falei que não devem odiar ninguém. Digo-lhes, também, que não devem ser odiados. Isso porque os maus pensamentos, o ódio, o ciúme, o desejo de vingança e outros sentimentos negativos chegam até nós através dos elos espirituais e nos atrapalham completamente. Ficamos mal humorados, perturbados e não podemos desempenhar corretamente nossas tarefas; nessas condições, o sucesso é impossível. Tomem, pois, o máximo cuidado. Assim, para vivermos bem humorados, para os nossos trabalhos progredirem normalmente e para evitarmos grandes aborrecimentos, é preciso alegrar os nossos semelhantes, tornando-os felizes.”
A ciência revela agora o quanto é importante cultivar dentro de si pensamentos positivos em relação às pessoas, manter-se em estado permanente de gratidão e com o sonen positivo em qualquer situação. Cultivar o paraíso dentro de si é realmente o primeiro passo para a concretização do paraíso na terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MOTIVAÇÃO DA AUTOCONFIANÇA