Obstáculos mentais

Em textos tradicionais budistas, as cinco energias do desejo, aversão, torpor, agitação e dúvida são chamadas de "obstáculos mentais" [...] porque elas escurecem a visão clara, assim como tempestades de areia no deserto ou neblina na estrada podem fazer viajantes se perder. Elas bloqueiam a possibilidade de nos reconectarmos com a essência pacífica que é nossa natureza primordial. Elas nos confundem. Pensamos que elas são reais. Esquecemos que nossa natureza verdadeira não é a tempestade passageira. A tempestade passageira é a tempestade passageira. Nossa essência permanece sendo a nossa essência o tempo todo.

Cinco energias diferentes parecem um menu limitado, mas elas se apresentam em uma variedade infinita de disfarces. Sundaes são diferentes de pizzas que são diferentes de sexo, mas fundamentalmente são todos objetos da mente desejosa [...] Mente rabugenta é mente rabugenta. Mente sonolenta é mente sonolenta. Mente agitada é mente agitada. Mente duvidosa é mente duvidosa.

O fato de que está na natureza da mente o surgimento e o término de tempestades não é um problema [...] Isso ajuda a nos mantermos animados e a lembrar que o tempo vai mudar. Nossos estados mentais difíceis se tornam um problema apenas se acreditamos que eles vão durar para sempre.

Sylvia Boorstein, em "It's Easier Than You Think".
Tricycle's Daily Dharma, 22 de junho, 2007.

Blog Samsara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MOTIVAÇÃO DA AUTOCONFIANÇA